Visão de Mundo - Tipo 9: O mundo valoriza as pessoas harmônicas e tranquilas.
As pessoas que se identificam com o perfil de personalidade 9 construíram uma visão da realidade que as faz acreditar que o mundo valoriza as pessoas que são tranquilas e pacificadoras.
Desenvolveram uma personalidade que preza a paz entre pessoas e situações. Olham para o mundo focando na harmonia e buscando impedir que conflitos venham a acontecer. Mediadores por natureza, possuem a capacidade ímpar de ouvir com empatia todas as pessoas envolvidas em uma situação, até encontrar a melhor solução para todos.
A partir dessa visão de mundo, compreendem que:
Nenhum problema precisa ser resolvido com violência É melhor ter paz que ter razão Tudo tem o tempo certo de acontecer
A distorção acontece quando o Eneatipo 9 acredita que precisa sempre harmonizar para se sentir bem consigo mesmo, levando por vezes, a posturas que podem ser recebidas pelas pessoas como passividade ou omissão.
Esse comportamento de indolência poderá distorcer a visão acerca de si e também das pessoas, levando a acreditar que os outros não comungam com sua visão da realidade por não olharem para a vida dessa mesma forma e com esse mesmo objetivo.
É saudável para as pessoas de personalidade 9 compreenderem que não precisam viver nessa busca incessante por situações tranquilas e harmoniosas. É importante compreender que os conflitos nem sempre possuem conotação negativa e que muitas vezes levam a crescimento e evolução. Também devem entender que cada pessoa lida com conflitos de uma forma singular e que divergir faz parte das relações interpessoais.
Esse trabalho de crescimento interior possibilitará ao ENEATIPO 9 transformar sua visão de mundo, compreendendo a importância de ver a raiva, não mais como um vilão dos relacionamentos, mas de forma saudável, tendo essa emoção como aliado na compreensão de suas necessidades, na busca de posicionamentos mais assertivos e na no foco para suas prioridades, compreendendo que o verdadeiro caminho para a paz interior é o da “ação certa.”
Comments