As necessidades individuais dos Eneatipos
O Sistema Psicológico do Eneagrama nos mostra que possuímos três Centros de Inteligência. Ao estudarmos os três, compreendemos que cada um deles possui uma necessidade básica e em cada Eneatipo há uma necessidade específica.
O Centro Instintivo, composto pelos Eneatipos 8, 9 e 1, é formado por pessoas que compreendem a realidade a partir das sensações e possui o foco de atenção no momento presente.
O Centro Emocional, composto pelos Eneatipos 2, 3 e 4, é formado por pessoas que compreendem a realidade a partir das emoções.
O Centro Mental, composto pelos Eneatipos 5, 6 e 7, é formado por pessoas que compreendem a realidade através do intelecto. Vamos então compreender quais as necessidades de cada Centro e como elas se manifestam em seus Eneatipos.
O Centro de inteligência Instintiva busca CONTROLE
O Eneatipo 8 irá buscar controle controlando a própria vida, o ambiente onde está inserido e as pessoas que constituem seus vínculos.
O Eneatipo 9 irá buscar controle construindo uma zona de conforto que o protegerá fortemente do enfrentamento de conflitos.
O Eneatipo 1 irá buscar controle ao controlar a si mesmo, sendo correto, não cometendo erros e consertando os defeitos das coisas e das pessoas.
O Centro de Inteligência Emocional busca RECONHECIMENTO e APROVAÇÃO.
O Eneatipo 2 irá buscar reconhecimento e aprovação, conectando-se com as pessoas, agradando-as e se fazendo indispensável na vida delas.
O Eneatipo 3 irá buscar reconhecimento e aprovação sendo admirado e valorizado pelo seu desempenho, sucesso e conquistas.
O Eneatipo 4 irá buscar reconhecimento e aprovação sendo visto como uma pessoa especial, diferente e única.
O Centro de Inteligência Mental busca SEGURANÇA.
O Eneatipo 5 irá buscar segurança sendo uma pessoa analítica, observadora, para entender como o mundo e as pessoas funcionam.
O Eneatipo 6 irá buscar segurança fazendo alianças e buscando apoio para suas dúvidas, incertezas e medos.
O Eneatipo 7 irá buscar segurança vivenciando intensamente o máximo de possibilidades e oportunidades positivas, ao invés de focar no que possa causar sofrimento.
Desta forma, podemos compreender um pouco mais como cada perfil psicológico se posiciona, a partir da necessidade própria do Centro ao qual pertence e como essa necessidade irá se manifestar nas emoções, pensamentos e ações.
Comments